08/17/10 01:20:51
Resumindo os Princípios do filme:
1. Você pode partilhar o sonho de outra pessoa de algum modo.
No filme uma máquina o permitia.
2. Você pode sonhar um sonho dentro de outro.
3. A cada nível acima, o tempo conta 20 x mais devagar.
Uma semana real, representa 6 mêses em um sonho, ou seja, o que acontece em uma hora num sonho, na verdade durou 5 min. na vida real, isto é, aproximadamente 20 x mais lento.
Se fizermos um sonho dentro do outro, supondo que o primeiro nível - o da realidade, represente a duração de uma semana, no terceiro nível teríamos por volta de 10 anos.
4. A condição para que possa ocorrer um sonho dentro do outro reside no estado de consciência do estado anterior. Ou seja, um sonho dentro do outro requer um estado de adormecimento cada vez mais profundo que o dos níveis anteriores.
Por isso, no filme, buscam a ajuda de um químico que através de sedativo garante a estabilidade do processo, desde que o sedativo não corte a resposta ao estímulo somático mecânico-sensorial.
5. Se você morre em um nível superior (dentro de um sonho), porém sedado no nível inferior, em que esteja participando do sonho de outra pessoa, imerso e materializado no mundo fruto da interação consciente-subconsciente dessa outra pessoa (o sonhador), você fica preso no limbo, ou seja, um estado mental de consciência bruta (raw) e parcial, ou de semi-inconsciência, preso no hiato espaço-temporal do patrocinador do sonho - o sonhador.
6. À medida que você sobe os níveis, ou seja, um sonho dentro do outro, e por sua vez dentro do outro, o efeito colateral é de perda da consciência de realidade. O sonhador ou viajante(aquele que está imerso no sonho do sonhador) perde o referencial, uma vez que este vai se diluindo pela coexistência das sucessivas camadas de projeções mentais produzidas por si próprio em cada nível, pois que todas coexistem paralelamente de alguma forma, embora projetadas em suas respectivas dimensões de pensamento.
7. O viajante, ou sonhador, necessita de um totem.
O totem é um artefato de características únicas e peculiares que apenas o seu possuidor conhece.
Desta forma, o dono do totem poderá distinguir a realidade do estado de sonho, uma vez que o totem tem um comportamento único no estado real, que difere daquele em sonho. No filme, o personagem principal utiliza um pião estilizado, que não para de rodar nunca quando em sonho, porém na realidade, todo pião para em algum momento.
8. Um totem é pessoal e não deve ser conhecido por outra pessoa, portanto não pode ser tocado por outra pessoa, de modo que a mesma não possa projetar seu comportamento, iludindo o dono do totem, o que lhe permitiria assumir o controle da distinção entre o real e o imaginário.
9. Todo sonhador manifesta suas defesas promovidas pelo subconsciênte e que são disparadas pela intrusão de elementos estranhos ao sonho, pois que são projetados pela ação do pensamento de outra pessoa que não ela mesma.
O sonhador não tem ação direta sobre o subconsciente, pois este se manifesta fora do controle do consciente.
Dessa forma o sonhador não as pode controlar.
10. Basta uma pequena e simples ideia.
Mais potente que um vírus, cresce alimentada pelo seu próprio hospedeiro, assumindo seu controle.
O filme aborda ainda dois pontos importantes quanto à estratégia da coação:
a. A melhor forma de mudar uma ideia é que a sugestão parta de algo que não haja um dono ostensivo, mas que seja conclusiva pela força da evidência dos fatos
que parecem naturais e aparentemente genuinos ou não, fruto da realidade que nos cerca.
A sagacidade na capacidade de mudar ideias ou influenciar pessoas vem dessa capacidade em gerar tais fatos indutores artificialmente, de tal forma que os
mesmos não possam ser distinguidos daqueles reais. Gera-se um fenomeno artificial para que o observador conclua o que se deseja que ele conclua - coação
autoinduzida.
b. A infiltração no subconsciente mais efetiva ocorre com a ajuda da própria pessoa, seja de forma consciente ou não.
Ou seja, faça a sua ideia parecer dele próprio.
c. Para atingir o objetivo, no filme buscam "plantar" a idéia através de uma cartase.
O filho e o pai tinham severo problema de relacionamento.
A reconciliação mediante uma nova interpretação para os fatos anteriores promoveriam a solução dos conflitos íntimos do filho pela ação positiva da reconciliação.
Com base nestas regras podemos extender mais algumas conclusões, como consequencia das mesmas.
São elas:
A. Se na transição entre as dimensões do material para o imaterial temos o alongamento do tempo, então no sentido inverso temos a sua compressão.
Ou seja, se saimos de um estado menos denso para um mais denso, comprimimos o tempo. Isto significa que 1 hora no estado menos denso ocorreria em tempo equivalente a cinco minutos no estado mais denso.
Este princípio parece encontrar respaldo na física - buracos negros, deformação da curva espaço-tempo diante de massas de elevadíssima densidade e a alteração da trajetória da luz diante de campos gravitacionais extremos (Einstein em espaço-tempo curvo - a trajetória da luz se curva na presença de fortes campos gravitacionais). Afinal, se velocidade é espaço/tempo (V=S/T), comprimindo a matéria, portanto o espaço, teremos que diminuir o tempo se quisermos manter a velocidade constante...
Então, se pudermos materializar o pensamento, poderíamos fazer com que a pessoa vivesse rapidamente de forma comprimida o que ela levaria 20 vezes mais tempo no estado menos denso.
B. As crenças religiosas atribuem a possibilidade de uma vida em espírito (estado menos denso) ao qual retornamos após a morte do corpo físico.
A maioria dessas crenças têm em comum a existência do espírito, ou seja, algo do consciente/inconsciente que sobrevive à morte.
Unindo-se a hipótese A e B, uma vida na terra de aproximadamente 70 anos, seria equivalente a 70 x 20, ou seja a 1400 anos de vida do espírito.
Isto induz a uma quarta conclusão interessante.
Se existe uma força superior que vela por nosso crescimento, então a materialização em nível mais denso seria sua estratégia para acelerar 20x o nosso crescimento espiritual através do aprendizado em 70 anos daquilo que levaria 1400 em estado menos denso de matéria, ou seja o espiritual, supondo que o material seja o provisório, uma vez que é encerrado pela morte do corpo físico em contraposição ao espírito que é eterno.
Faz muito sentido.
Se viagem ou não, "is up to you"... : )
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adapting and Competing: Harnessing AI Capabilities Without AI Taking Over You
AI is a major IT achievement. LLM (Large Language Models) has been in development for decades and was worth all the effort of its engineer...
-
It is in our rational nature to seek meaning in our decisions. And if are we at the limit of our capacity for understanding? In this situati...
-
Small details... Important details! Thinking deeper, I've started switching que quote: "Black lives matter" to: "All li...
-
Já vamos passando da hora para perceber que o caminho que temos traçado ao longo de toda a existência da Humanidade apenas extinguiu seus gr...
Nenhum comentário:
Postar um comentário