IA é uma grande conquista de TI.
LLM (Large Language Models) vem sendo desenvolvida há décadas e valeu todo o esforço de seus engenheiros. Representou o grande passo de interação homem-máquina do século XXI, onde o Homem passa a ter um recurso para comunicar-se com a máquina vencendo o século anterior onde a máquina ditava a forma de se comunicar com ela.
Afinal o que é LLM?
Fazendo esta pergunta para o ChatGPT, ele retorna:
"Grandes Modelos de Linguagem (LLMs) são um tipo de modelo de inteligência artificial (IA) projetado para entender, gerar e interagir com a linguagem humana em larga escala."
Bem, se para você não ficou muito claro, podemos dizer que LLM é a "programação" que permite entender a linguagem humana. Se os "puristas" torcerem o nariz para esta assertiva, ainda pode-se acrescentar em defesa desta que tudo em TI é linha de código, ou seja, programação, por mais esperta que sejam!
É claro que todas as profissões amam inventar jargões para "dourar o frango", fazendo-os parecerem mais do que são, algo mais complicado do que realmente sejam.
Enfim!!!...
É a maldita mania humana de "valorizar" o peixe para melhorar o preço de venda.
Acontece que o preço de venda sempre retorna à realidade da oferta, e IA, tal como um peixe de mercado, logo terá seu lugar justamente definido sem os extremos que o impacto da novidade traz.
O fantástico da LLM é o modelo de programação que foi capaz de tratar várias nuanças da comunicação humana. Tudo isso sustentado pelo poder de processamento das máquinas atuais, uma vez que antes não tínhamos CPUs e memórias tão velozes e capazes.
AI é velha, mas é nova para o grande público.
Eu me formei com uma tese individual em 2004 na área de IA, que tratava de substituir filtros estatísticos de Kalman. Essa foi a tese de bacharelado, e embora me tenha sido ofertado um doutorado, o valor da bolsa era tão irrisório que tornava a sobrevivência ao longo de 4 anos desse processo algo impossível.
Todos esses detalhes foram passados para que você possa construir alguma confiabilidade na opinião do autor.
OK! IA atingiu o início da maturidade, seus "18 anos"?
E como lidamos com essa adolescente?
Vou resumir para tornar a solução uma coisa direta e simples, porém não menos poderosa.
Se todos podem ter acesso aos recursos de IA, através de seus inúmeros serviços tal como ChatGPT, Copilot, Alphabet e etc., o que fará diferença é justamente o diferencial que você poderá acrescentar além disso, ou ainda aquilo que você puder vislumbrar como uma ação que transcenda a informação recebida, já que IA nivelará todos através das suas informações básicas.
Não se trata mais de descobrir a solução contida em bancos de dados, algo que IA provê, mas as soluções que você acrescenta a partir do motor de inferência mais poderoso que existe: o cérebro humano. Ou seja, você!
Lembre-se que uma resposta de qualquer serviço inteligente te coloca no mesmo ponto de partida dos seus concorrentes pois todos terão acesso à mesma base.
O que faz diferença é aquilo que você poderá acrescentar além disso!
O desafio ficou mais justo já que nivela, mas em contrapartida, mais desafiador já que exige informação realmente nova.
Conclusão:
Informação nova será o diferencial entre a máquina e o Homem.
O que vai contar é o quanto você de fato "faz diferença"!
Portanto... trabalhe a sua criatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário