julho 28, 2017

Espiritismo (Kardecista) - Resumo e Como Iniciar




Objetivo

Este breve resumo busca explicações simples que servem para um início àqueles que querem aprender mais sobre o assunto.
Não tenho a menor pretenção, nesta colaboração, de fornecer nada além disso, já que também sou aprendiz, e penso que o serei eternamente, porque o conhecimento parece infinito.


O que é Espiritismo

O sentido mais amplo de espiritismo é aquele empregado para as crenças que acreditam em espíritos e que os mesmos podem comunicar-se ou interagir conosco.
Na Wikipedia encontra-se uma definição regionalizada, aqui transcrita:

"Espiritismo (Portuguese and Spanish for "Spiritism") is a term used in Latin America and the Caribbean to refer to the popular belief that good and evil spirits can affect health, luck and other aspects of human life."


Entendo que essa definição pode ser estendida geograficamente, uma vez que o mesmo conceito é encontrado em muitas religiões e crenças ao longo do planeta, como por exemplo no continente africano.

Aqui no Brasil, o termo "espiritismo" é geralmente atribuído aos "Espíritas Kardecistas", pessoas que estudam as obras de "Allan Kardec" e todas as obras posteriores afins, geralmente psicografadas por médiuns.
Se você deseja mais detalhes, pode encontrar nos links abaixo:
pt.wikipedia.org
www.significados.com.br

A minha origem é Kardecista, mas como entendo que a intenção de Kardec não era proselitista, mas a de um estudioso buscando respostas, o termo Kardecismo ficou cunhado mais por uma necessidade de identificar uma forma de expressão do espiritismo do que a intenção de fundar uma religião.
Sob este prisma, exponho alguns conceitos a seguir.


O que é Inferno?


Inferno é uma região no espaço que reúne espíritos ditos "ruins".
Eu prefiro denominar esses espíritos como "almas em profunda desarmonia com o Cosmos".
Dessa maneira, "espírito ruim" nada mais é que um "futuro espírito bom", após sucessivas experiências que o vão conduzindo ao equilíbrio e à percepção da realidade a que todos estão imersos.

Inferno é uma condição provisória, conceito oposto ao de outras religiões que pregam uma "penalidade eterna" ou uma "felicidade eterna".

Na doutrina espírita isso não forma sentido, porque todos, absolutamente todos, estão destinados à felicidade adquirida através das oportunidades de aprendizado pela reencarnação, bem como pelo aprendizado adquirido entre cada intervalo dessas encarnações, quando retornamos à espiritualidade, uma vez que "a vida continua", nas palavras de "André Luiz", o que significa que é um processo contínuo e permanente de aprendizado e evolução, ora na vida pós morte, ora quando encarnados.


O que é encarnação?

De forma simples, pode-se pensar como a experiência do espírito na Terra.
De forma mais ampla, encarnação é a experiência do espírito em padrões vibratórios mais densos.
O Universo é composto por uma escala de padrões vibratórios, tal como a física descreve, porém muito além do que a física atual pode medir ou perceber.

Um espírito de "padrão vibratório" inferior não consegue ver outro de "padrão vibratório superior", porque o segundo é mais "fluído", mais sutil, menos condensado, o que o torna invisível ao primeiro.

Através da encarnação temos a oportunidade de renovar uma experiência sem consciência plena de nosso passado, o que viabiliza novas oportunidades isentas de sentimentos e percepções que atrapalham o aproveitamento da nova lição.
Um exemplo clássico disso é a encarnação de dois inimigos como familiares, por exemplo, retornam como pai/mãe e filho/filha, e através desses laços fortes que a condição filial oferece, fica mais fácil a reabilitação entre ambos.
Isso explica tantos casos de conflitos extremos em família, e que se não fossem os laços familiares atenuarem a relação, seriam ainda piores.
Infelizmente, nem sempre os laços familiares são suficientes para conter a carga de desafeto entre almas, exigindo várias experiências seguintes, ou seja, várias encarnações até que se alcance o equilíbrio através do perdão e do amor.

Esse é um assunto muito amplo, mas com essa pequena noção que passo aqui, você poderá entender melhor as obras do Chico Xavier, através do espírito Emmanuel e André Luiz, bem como outros, que descrevem em detalhes todo o processo encarnatório ao longo do tempo, mostrando a jornada do espírito rumo ao Pai.

Espíritas Kardecistas são cristãos?

A despeito do que muitos entendem, Kardecistas têm profunda devoção por Jesus Cristo, que é o Mestre maior de todos nós aqui na Terra, bem como na espiritualidade pós morte, sendo o responsável por nossa evolução, cuja demonstração de supremo amor, veio trazer ele mesmo a sua palavra, em "carne e osso", utilizando-se do mesmo recurso, a encarnação, tornando-se um de nós, na exemplificação de humildade e amor supremos, fazendo jus pelos seus atos àquilo que pregava.

Como começar a aprender sobre Espiritismo (baseado em Kardec)?

Existem muitas maneiras, e qualquer uma é muito boa quando você está realmente empenhado, porque de um jeito ou de outro, você chegará lá. Afinal existem muitos caminhos que levam a Roma...  :-)

Uma possibilidade bem divertida é começar pelos livros de Emmanuel.
Você encontra uma sinopse dessas obras aqui:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Emmanuel_(esp%C3%ADrito)



Esses romances relatam experiências reais, tal como aconteceram, e são fantásticos.
Você começa a ler e não consegue parar.
Nem precisa ser espírita para ler essas obras, porque podem ser lidas como um romance qualquer, a despeito da sua crença pessoal.
O único obstáculo que eu encontrei foi o do vernáculo. Eu era muito jovem e o meu vocabulário era muito restrito, o que me levava a constantes consultas de dicionário, e isso me causava uma ansiedade grande, porque naquele desejo de continuar a leitura, qualquer parada me incomodava, mas persisti e foi óoootimo! :-)

O "lado muito bom disso" é que o seu português recebe um "plus", uma tremenda ajuda.
Mesmo que você tenha outra religião, com certeza vai aprender bastante lendo esses livros, além da diversão, você vai agregar muito conhecimento para perceber cada vez mais o que o Cosmos pode oferecer para você.

NOTA:
A iniciativa desse resumo aconteceu por ocasião de perguntas feitas por minha sobrinha, cujas respostas eu percebi que poderiam ser úteis também a outras pessoas.

Eu entendo que qualquer religião que "acredite em amar o próximo como a si mesmo" conduz o homem ao bem, de uma forma ou de outra, pois a felicidade para todos é inevitável, mera questão de tempo, a exemplo do perdão de Cristo em sua crucificação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Radicalismo, A Dualidade e A Polarização Fazem Parte do Nosso Carácter Sem Quem Nem Mesmo Tenhamos Consciência da Sua Origem

  NOTA: É recomendável conhecer o conteúdo do post anterior para compreender melhor este. O esporte atrai milhares de torcedores desde temp...