dezembro 25, 2024

A Mentira Com Cara de Verdade Nas Asas da Inteligência Artificial


Os pais ensinam os filhos a não mentirem.
Nisso, começa a mentira! :-)

A mentira é tão velha como a natureza.

Não é apenas uma característica humana de dissimulação, mas trafega pelo comportamento de animais e insetos que iludem suas presas como uma arte de sobrevivência.

Quem já não viu um animal doméstico ou selvagem dissimular um comportamento até que se revele a verdadeira intenção no primeiro bote?

Passar para os filhos que não se deve mentir é uma mentira de quem educa da maneira mais simplista e cômoda, porque explicar para a criança as diferenças entre a mentira boa, justificável ou ignóbil torna-se uma tarefa ardilosa e trabalhosa.

A criança educada da forma inadequada, inevitavelmente acaba usando a mentira como estratégia de sobrevivência social. E isso é só o começo.

Dizia Jesus: "É pelos frutos que se conhece a árvore..."
A mentira é como uma árvore qualquer no pomar das nossas atitudes.

A boa mentira prepara e preserva os ouvidos e a sanidade daqueles que ainda necessitam de mais tempo para entender uma contingência.

A mentira má busca sempre o prejuízo de alguém em favor do benefício ao mentiroso, ao passo que a boa mentira busca o contrário.

A hipocrisia é irmã da mentira, e de tão acostumados a ela, levamos para a família um hábito formado na infância que se transforma em algo automático no dia-a-dia do convívio social.

Fake news são tão velhas como o presente mais famoso da história, o Cavalo de Troia, e buscam quebrar a defesa, moldar o comportamento humano e submeter a privação da liberdade individual e coletiva através da ignorância.

Agora, ainda mais poderosa, viajando nas asas da IA (Inteligência Artificial), vai assumir uma dimensão de qualidade, cuja perfeição deixará a possibilidade de distinguir o real do irreal uma tarefa cada vez mais medonha, cada vez mais exigindo conhecimentos gerais e pesquisas, algo escasso à maioria da sociedade, e por isso tão efetiva.

Um amigo mandou-me um link.
Então eu respondi o melhor que pude.

Termino o post com a reprodução desse diálogo — uma amostra por um pequeno vislumbre do desafio que nos espera à frente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Mentira Com Cara de Verdade Nas Asas da Inteligência Artificial

Os pais ensinam os filhos a não mentirem. Nisso, começa a mentira! :-) A mentira é tão velha como a natureza. Não é apenas uma característic...