Estava trabalhando quando o celular toca pelo WhatsApp.
Atendo.
A pessoa me oferece um trabalho remunerado nas seguintes condições abaixo, transcritas do diálogo do WhatApp (acima):
Aqui está uma explicação rápida do que você precisa fazer: você será solicitado a escrever comentários e classificar nossos estabelecimentos parceiros, como hotéis, resorts e restaurantes com 5 estrelas para ajudá-los a aumentar sua popularidade online. Ao completar sua primeira tarefa, você pode ganhar 10 Reais, e pode ganhar ainda mais (até 1.120 Reais) completando tarefas adicionais.
Fala sério!!!!
É claro que respondi rejeitando (figura acima).
Agora, quando você estiver navegando na Internet, seja onde for, se já não bastassem os bots criando usuários fakes (programas que rodam automaticamente para promover ações), agora empresas especializadas em fraudar resultados na Internet procuram "desesperados", "desavisados" ou pessoas inescrupulosas para promover produtos que nem conhecem!
Então... quando você vir um like com 1000 aprovações, como saber se 999 não são fakes e uma delas do próprio interessado?
Não julgue, não compre coisas e não faça negócios com base em aprovações on-line — os dados não são confiáveis!!!
Não os leve a sério, pois embora tenha sido uma boa ideia, inicialmente, hoje não há mais garantia alguma que sejam válidos.
O Elon Musk que o diga, já que comprou o Twitter por um preço muito acima do real pelas mesmas razões. Reclamou, reclamou, pedindo relatórios e comprovações dos usuários não fakes, ou seja não falsos, mas nada... Pressionado por um mau contrato que assinou, acabou tendo que engolir o erro apesar do arrependimento. Fica um elogio para ele, já que reconhece o erro publicamente. Legal essa atitude de mea-culpa!
Agora, se você não está entre os mais ricos do mundo, é melhor ficar esperto.
Aprende com quem já passou pelo erro.
Internet é terra de ninguém.
É papo de comadre (ou compadre) onde qualquer um fala o que quer.
Compete a você confirmar se as informações são dignas de alguma credibilidade através de várias fontes tidas como confiáveis.
É o melhor que podemos fazer.
Certamente, em algum "lugar no futuro", sites da Web irão obter algum tipo de selo de garantia assim como temos as entidades que garantem qualidade nos produtos alimentícios.
Precisamos disso, urgente!
E a IA (Inteligência Artificial), como por exemplo ChatGPT, Bing, e outros, como fica nisso?
Coitada dela... hoje ela não pode distinguir o que é fake do que não é, até que provem em contrário.
Então por enquanto, só vai multiplicar informação não confiável.
A despeito das notícias que promovem o fim do mundo com a IA, parte do controle está nas mãos de quem a usa, ou seja, de nós mesmos através da filtragem que podemos fazer.
Agora não há solução para aquele pobre coitado que aceita tudo o que está escrito, seja em papel ou em um site!
E você, acredita no que lê?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário