fevereiro 19, 2023

A Robótica e o Senso de Sentido da Vida

 

Qual o sentido da vida?

Todos nós já teremos, em algum momento, pensado a respeito, mesmo que brevemente.

Certamente haverá muitas respostas diferentes.

Eu prefiro algo que possa ancorar o raciocínio em lógica, ainda que mais difícil que simplesmente adotar o caminho da "fé" pura e simples, pois oferece um caminho mais seguro à sanidade quando a mesma lógica permanece coerente com um sentido de contexto Universal.

A Terra se destaca justamente pela oportunidade ao exercício de existirmos como forma pensante materializada em um corpo físico com liberdade de desenvolver seu aprendizado através de experiências.

Robots são apoiados em conceitos que utilizam justamente este princípio.


O que concluir do pensamento deste homem?

"O chefe da IBM diz que pode ser "bom" que os robôs substituam uma tonelada de empregos de colarinho branco."

IBM chief says it might be ‘a good thing’ that robots will replace a ton of white collar jobs


A frase deixa algumas interpretações possíveis.

Uma delas deixa evidente o senso de egocentrismo que pessoas assim carregam considerando-se como uma casta superior onde o sentido da vida gravita em torno de suas necessidades em detrimento de todas as outras.

Se a intenção foi mostrar as vantagens da substituição humana por algo supostamente melhor, então devemos lembrar que sem empregos e sem uso, o ser humano marginaliza ou fenece.

Declarações assim deixam margem para refletir sobre a inconsciência do egoísmo prepotente que cega o indivíduo que não pode ver o propósito maior da vida, que é a vida por ela mesma!

Imagine que o planeta Terra perdesse toda forma viva existente, desaparecendo seus meios principais de sustentação — água e oxigênio?

O planeta acabaria como Marte, apenas rochas sem o ar e a água que sustentam a vida, ao menos como a conhecemos por aqui.

Que diferença faria mais um planeta desse tipo entre os "zilhões" de outros planetas iguais, e que formam a maioria daquilo que conhecemos no Cosmos?

A exceção é justamente a Terra, pelo valor da vida, não para o benefício de alguns, mas como meio de crescimento de todos.


Então qual o sentido ético da evolução da robótica dentro desta perspectiva em que a vida é o propósito em si?
Não comprometeria estes valores?


Uma outra interpretação que podemos dar àquela frase seria que a robótica surge como uma consequência da evolução da vida que se reconstrói pelo otimização de suas necessidades, excluindo cada vez mais as tarefas automatizáveis que conduzirão a humanidade pelo caminho do crescimento da capacidade de inteligir em detrimento da importância do poder físico em tarefas repetíveis.

Será o grande desafio e a grande ferramenta de estímulo da vida por ela mesma no aperfeiçoamento próprio através da sobrevivência, não mais pela força física, porém através da sua capacidade de inteligir em competição direta com a disputa de atividades que vão sendo substituídas pela IA (inteligência artificial).

É o grande estímulo conduzindo-nos a um estágio novo da inteligência, cujos detalhes ficam além da nossa percepção usual, mas que formarão as civilizações que poderão repor o que foi consumido ao longo dessa trajetória de investimento cobrada por essa mesma evolução em destruição.

A vida dispõe apenas de um meio de proliferar.
O seu término porém, dispõe de um número imenso de meios alternativos que mais parecem infinitos, e no entanto, ela supera, floresce, reinventa-se, aperfeiçoando, adaptando e evoluindo sempre.

Calculando-se o número de meios de extreminá-la comparativamente ao número de meios de reproduzí-la, a vida mais parece um milagre desafiando a morte.

A robótica é apenas mais um instrumento que dignificará a vida através do exercício de atividades mais nobres que apenas a vida é capaz de oferecer, arremetendo o ser humano para as atividades mais sofisticadas que aquelas apenas programáveis.

A robótica, assim como tudo, cresce pelas mãos da ganância e do egoísmo, mas estes são os instrumentos atuais que impulsionam a vida no caminho do desenvolvimento, onde o mal sempre termina redundando o bem, de uma forma ou de outra, renascendo em um novo caminho, um novo aprendizado.

Deus é tido como a suprema inteligência.
Tudo, ao que parece, caminha na mesma direção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adapting and Competing: Harnessing AI Capabilities Without AI Taking Over You

  AI is a major IT achievement. LLM (Large Language Models) has been in development for decades and was worth all the effort of its engineer...