novembro 15, 2022

Minha experiência com a plataforma de media digital Reddit

  

 




Minha experiência com a plataforma de media digital Reddit foi um momento divertido recheado de surpresas boas e não tão boas.

Afinal de contas, qualquer inciativa humana tem suas restrições, mas se você transformá-las em uma oportunidade de diversão e desafio, o que antes era “chato” fica muito divertido — serei capaz de “baipassar” o sistema?

Eu procurei o Reddit como uma plataforma de intercâmbio de ideias onde pudesse divulgar as minhas.
A priori, o Reddit cumpre seu dever, porém, ainda deixa muito a desejar...

Parte do seu direito de se expressar vem do número de pontos que você possui em termos de aprovação da comunidade, que são chamados de “karma”, nome aliás que vem bem a calhar já que uma ideia compartilhada acresce seus “Karma” no sentido teosófico.

Ao votar você pode retirar o acesso de postagem do autor dependendo do número de pessoas que concordem com você ou não. A discordâncias subtraem pontos do seu karma.
Ou seja,  você tira do indivíduo o direito de opinar contrariamente à maioria, pois muitas comunidades exigem um número mínimo de karma.
O sistema dá essa deixa, funciona assim.

O lado positivo dessa política é que se evita os ataques das dissidências, algo que seria tão comum se não fosse essa barreira de proteção.

O lado negativo dessa mesma política é que a plataforma vira instrumento do fisiologismo e da ditadura do pensamento.

O algoritmo atual é infeliz, acho eu!

A plataforma de postagem tem sucesso, talvez também porque reforce um sentimento que hoje é o desejo da maioria.

O efeito disso é que o isolamento da diversidade oposta à ideia do grupo, a médio e longo prazo, cria nichos de condicionamentos mentais, onde as pessoas ficam com a sensação de que estão absolutamente certas porque todos comungam o mesmo pensamento.
Isso é uma condição de conforto, mas infelizmente e cruelmente imprópria à autocrítica.

Esse tipo de estratégia incentiva à auto-hipnose de grupos que se isolam em suas ideais, o que vai criando uma crença cada vez maior naquilo que se deseja acreditar.

É o caminho para o fanatismo.

Ou o algoritmo reflete de fato esse desejo da plataforma, ou é incapaz de prover uma filtragem da diversidade de pensamento adequada às hostilidades das divergências.

Seja como for, Reddit necessita de melhoras para habilitar a expansão livre de ideias de seus usuários.

E quanto ao sistema de moderação? Como funciona?

Foi divertido burlar suas barreiras e pareceu bastante ingênuo à medida que existem muitas formas de burlar o sistema que não detalho aqui por motivos óbvios.
Bom, eu sou um profissional de TI e reconhecer padrões e algoritmos faz parte da profissão.

Minha história em poucas palavras:

- Fui condenado por ideias não extremistas em grupos que se autoproclamam como “brasileiros que sustentam um site de pensamento livre” (eu disse, livre!  kkk),  mas que na verdade abrigam o sentido do radicalismo que é moda no momento.

A desaprovação geral foi rápida e perdi todos os meus pontos, ficando sem “Karma” suficiente para postar, ou seja, para publicar minhas ideais.

A comunidade me puniu, saindo de quase 30 pontos para apenas 6 pontos em poucas horas, o que me deixava inelegível para publicar nos sites, ou comunidades, que exigem um mínimo de pontuação a partir de 15 pontos  ou mais (karmas).

Achei o algoritmo uma ode ao fisiologismo.
Você fala o que querem ouvir, tudo bem!

Do contrário, você é execrado.

Eu não recorri ao Reddit para suprir meu ego mas para divulgar minhas ideais que extremismo não é solução para o crescimento de uma nação.

Aceitei a perda dos “karmas” como quem aceita a perda de pontos num jogo onde o juiz é tendencioso.

A plataforma não deveria punir você porque as pessoas discordam, restringindo sua capacidade de expressão.
A plataforma, através do algoritmo atual favorece o autoritarismo, à ditadura.

Neste aspecto o Reddit é uma plataforma pobre que deixa muito a desejar.

Veicular ideias e ser capaz de exercer um poder moderador imparcial ainda parece um desafio aos algoritmos de moderação.

Quem sabe se o tempo não trará ao Reddit a evolução necessária para acompanhar seu tempo no tempo certo, nas necessidades que o hoje impõem?

Tenho certeza que “meu colegas de TI” lutam por isso.

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Radicalismo, A Dualidade e A Polarização Fazem Parte do Nosso Carácter Sem Quem Nem Mesmo Tenhamos Consciência da Sua Origem

  NOTA: É recomendável conhecer o conteúdo do post anterior para compreender melhor este. O esporte atrai milhares de torcedores desde temp...