agosto 31, 2025

Raízes Emocionais

 

1° Edição,  revisão


Quando lemos alguma notícia ou postagem, trazemos ao pensamento o fragmento de uma ideia sob um contexto restrito. É diferente da leitura de um livro, cujo espaço da exposição da ideia é amplo.

Em postagens anteriores, fui coletando pedaços de pensamentos, e unindo alguns deles na contínua formação das nossas colchas de retalhos que buscam agasalhar nossos pensamentos e dirigi-los.

Embora neste momento, em que vamos trafegar por assuntos diversos, você vai perceber que são peças do mesmo quebra-cabeça daquilo que chamamos vida, deixando claro que, de fato, tudo está conectado, matéria e espírito entrelaçados na imensa teia Universal.

Convidado a conectar alguns pontos? :-)


Abordamos sobre a lógica da justiça existencial pelo processo reencarnacionista do espírito, pois o corpo material não reencarna, apenas a alma.

O corpo segue a lógica da matéria, ou seja, a lógica do contexto a que pertence, conforme as suas leis genéticas mediante complexo encadeamento de processos biológicos.

O espírito, contudo, pertence a outro contexto que tem suas regras próprias, mas se utiliza do corpo para acelerar seu processo evolutivo, e cuja aceleração pode melhor ser compreendida diante da relação espaço-tempo-pensamento na postagem "Filme: Origem (Inception) - Uma Visão Reversa".

Algumas religiões reencarnacionistas pregam que um ser humano poderia voltar como um bicho, inseto, verme, e vice-e-versa.

Essa lógica fere o conceito que sustenta o princípio de evolução do espírito, onde o processo evolutivo é unidirecional na dimensão temporal, porém não necessariamente na dimensão espacial.

Trocando em miúdos, uma melhora realmente adquirida pelo espírito torna-se parte da sua natureza constitutiva.

Quando realmente galgamos um degrau acima na escalada evolutiva, desaparecem da natureza espiritual os vetores que pertenciam ao degrau anterior.

Uma analogia aproximada pode ser feita com o dependente químico que superou, de fato, a sua dependência. Se a superação é real, e não apenas um estado de contenção pelo bloqueamento dos estímulos que o levavam ao vício anterior, ele nunca mais vai sentir o desejo de retornar ao estado anterior.

Por que o tratamento de dependência química tem alta taxa de reincidência?

Além do estímulo químico do corpo que se acostuma a demandar a droga, o pior deles é a falha emocional que sustenta o desejo de solução por meios externos ao esforço da própria alma, quando ela precisa construir seus alicerces através da elaboração pessoal.

"Detoxing" pode limpar o corpo dessa dependência, mas não limpa a dependência emocional do espírito. São processos separados.

Uma conquista do espírito define o ser, não o "estar", ou seja, o status atual.
Status é uma condição mutável, e não reflete conquista evolutiva, mas o seu processo ao longo dos momentos temporais, tal como o hodômetro do carro que registra a velocidade "instantânea", termo utilizado na dinâmica, um braço da Física.

Um ser cuja natureza é mais complexa não regride para outra inferior.

E no sentido inverso, um cão não reencarna como ser humano por meios de um "salto" evolutivo.
A natureza é transformativa.

Isto nos faz lembrar de Lavoisier (1743-1794)
"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."

Admitir essa alternância entre seres de estágios distintos, seria o mesmo que admitir que repentinamente podemos ganhar qualidades do espírito gratuitamente, ou perdê-las, ignorando os valores do processo de crescimento individual do ser ao longo de suas experiências.
Fere o princípio de justiça perfeita que arremete para um "Deus humanoide" que dá para uns e tira de outros a seu bel-prazer.

A natureza é repleta de seres em gradações de inteligência que inspiram um caminho progressivo.

A função da evolução da alma é caminhar na sua construção, e concomitantemente, no crescimento do seu conhecimento que ilumina a escuridão da ignorância, trazendo luz às trevas da incompreensão.

Este conhecimento se divide na sublimação dos sentimentos suportados pela razão, esta cada vez mais capaz de suportar os raciocínios que nos fazem avançar no campo da ciência, enquanto o sentimento alicerça este crescimento com base nas leis do amor à medida que a alma atende à percepção, que sem isso, o que se constrói é destruído, atrasando seu caminho, enquanto agrega mais sofrimento à viagem do ser.

Na postagem Escolhas deixei uma afirmação ao final:

NÃO EXISTE REGIME POLÍTICO, NEM TÃO POUCO SISTEMA DE REPRESSÃO, QUE TRAGA SOLUÇÃO DE PAZ, ENQUANTO O ESPÍRITO É EDUCADO PELA COMPETIÇÃO.

O termo empregado foi "competição", no sentido menos esportivo e mais de uma luta decisória do melhor, sentido que prevalece atualmente.

Tenho certeza, que para muitos, esta afirmação não fez eco.

O jogo é um excelente meio de treinamento quando não é expressão do exercício do ego, do contrário, apenas arrasta a alma para as decepções que a farão entender isso, mais cedo ou mais tarde.

No Cosmos não há meio de fugir à Lei da Evolução que o regula.

Toda ação destrutiva remete a aprendizado, formando o adubo que fará florescer as mais belas flores da compreensão do amanhã, neste processo de construção constante, ininterrupto.


O filme Searching for Bobby Fischer | Netflix trata esse tema, mostrando os efeitos da competição pelo ego em contraposição àquela em que se busca apenas o exercício das faculdades onde o "adversário" se converte em "parceiro" desse processo, tal como dois cientistas interagindo na construção do mesmo objetivo.

As mudanças socioeconômicas começarão a acontecer à medida que:

Deixarmos de competir por ego, mas como um exercício do desenvolvimento mútuo.

Abandonarmos a negociação que contempla não só a viabilidade econômica do "business" que visa o lucro de curto prazo para os seus negociadores, mas também a "viabilidade social produtiva", cujo lucro será sustentável, distribuído, e por conseguinte, superior.

Negociação, defina?!




Leituras correlatas:

E Por Conseguinte, IA e a Sequência De Mudanças Em Nossas Vidas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Máscara Caiu - Quando Os Defensores da Democria Mundial Adoecem

  1° Edição,  1°   revisão Eu escrevo esse  post  com extrema tristeza. Minha educação sempre esteve pousada sobre dois pés: Um na liberdade...