O video acima apresenta um texto cujo autor não é identificado, porém vale por si próprio pois dá uma aula sobre uma das formas de desinformação frequentemente praticadas.
O video "faz o jogo do influenciador" para no final demonstrar a forma sutil como vamos sendo induzidos às mudanças comportamentais torcidas.
Esse tipo de estratégia mostra como se associa um conceito muito divulgado ("lugar comum") a algo positivo, convertendo-o em negativo.
É uma das alternativas de sofisma, aliás tema já comentado no blog em mais de uma oportunidade e que através do video temos a oportunidade de assistí-la em mais uma das suas variadas formas.
Ficar "esperto" não é fácil.
Necessita atenção constante, sem descanso, pois do contrário quando ficamos desatento, vamos absorvendo informação subliminarmente e de forma semiconsciente.
Não navegue quando estiver cansado.
O cérebro é uma esponja.
O cérebro é uma esponja.
Ao contrário do passado, com a popularização da Internet, a desinformação trafega em nossas vidas com mais frequência que a informação autêntica.
Em palavras simples, podemos notar que no geral, há mais inverdade e meias verdades que informação confiável.
Uma outra estratégia intensamente utilizada é a introdução de informação correta misturada com informação incorreta de forma que a correta empreste confiabilidade àquela que se deseja divulgar de forma a favorecer mudanças comportamentais que interessam aos autores, os influenciadores da rede.
O texto fica parecendo respeitável, mas assim como o anzol, esconde o ferrão por detrás da isca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário