março 25, 2022

Hoax e Sofisma – Qual a Diferença e Como Descobrir ou Desconfiar – Analisando um Exemplo

 


O que é hoax?

Em curtas palavras, uma inverdade, uma falsa informação, mentira elaborada visando induzir pessoas a comportamentos. É o famoso "papo de malandro" aplicando um golpe na vítima crédula e mal informada.

Hoax sempre existiu.

A mentira é estratégia de poder e faz parte do alma humana.
A Internet é apenas uma máquina de ampliar a comunicação, então amplia tudo, inclusive o lixo!

Um hoax se baseia em aparências de verdades, ou seja, um sofisma.

A notícia em questão começa com o velho esquema de toda a fofoca, mais ou menos isso:

"Você sabe o que está acontecendo?" (um grande segredo para pegar a atenção da vítima pelo medo e instinto de autoproteção)


"O fulano disse que ... blá, blá, blá" (transfere a responsabilidade para alguém de forma a criar credibilidade, mas geralmente nem mesmo o autor sabe de sua autoria")


Essa notícia começa no esquema fofoca buscando transferir coautoria a Ricardo de Aquino Salles e a um outro site abaixo mencionado.

Já começa mal porque se for mesmo esse "Ricardo", então ele é o homem, aquele ministro que disse naquela gravação no palácio da alvorada com o Bolsonaro que "enquanto isso vamos passando a boiada".

A atuação desse ministro do meio ambiente foi bastante controversa. Parecia mais trabalhar contra que a favor daquilo que se espera do Ministério do Meio Ambiente.
Mais informações podem ser obtidas em vários sites inclusive num site dedicado à proteção do meio ambiente, o site "Mar Sem Fim", com enfoque nos oceanos. Você vai gostar deste site se gosta do planeta! Vale a pena!


Seguindo, vem a frase bombástica para magnetizar a atenção do leitor. No caso do exemplo:
"Finalmente surge uma explicação..."
... e continua:
"Atenção, esta notícia é MUITO IMPORTANTE" e blá, blá, blá...

Uauuuu! O rei da cocada, o herói que traz a salvação!


Hoax segue uma fórmula, assim como os roteiros de filmes.
Essas fórmulas são baseadas nos casos de sucesso de como lidar com o sentimento do público, já que o grande público é mais sentimento que razão.


Em seguida faz referência a uma fonte de informação, no caso o "Real Raw News", que é um site sensacionalista sem compromisso com a ética editorial e humana.

De fato, a notícia está lá "Putin Tells Trump, We’re Burning the Trash", mas de que vale se o site é sensacionalista.

Raciocine comigo: por que só eles pegam furos sensacionais, e ninguém mais? 
Estranho, não é?


Você pode ter uma análise mais detalhada desse site aqui: "A look behind Real Raw News’ sensational (and fabricated) headlines".

Todo hoax busca alavancar sua mentira através de alguma fobia humana para justificar alguma ação radical.
Resumindo, parte do texto busca justificar a ação de Putin na Ucrânia transformando-o em "salvador da humanidade" porque só ele foi lá para destruir os laboratórios que visavam produzir armas biológicas letais.

Oras, todos nós sabemos que este tipo de arma se volta contra o próprio criador porque virus não sabe a diferença entre amigo e inimigo. Uma vez que o virus inicia sua cadeia de disseminação em massa, torna-se incontrolável e vira pandemia. Temos o exemplo vivo e ainda muito vivo do COVID.

Um líder que usasse arma biológica dessa natureza contra o seu próprio vizinho seria no mínimo suicida para não dizer "estúpido".


Então vem o argumento que alguém poderia alegar que "eles poderiam ter uma vacina que ninguém mais teria".

Tal vacina seria a evidência de autoria para um crime de genocídio em escala mundial.
É o mesmo que inventar um míssil mortal que também pode voltar para o próprio atirador.

Certamente, depois da experiência com o COVID, a comunidade mundial  também se sentiria ameaçada e por conseguinte ao invés de apoiar Zelenskyy, o presidente da Ucrânia, estariam fazendo o mesmo que estão fazendo com Putin, ou seja isolando-o, já que algo assim também ameaça a ordem mundial de paz e segurança.

Mesmo que isso fosse absurdamente verdade, não é justificável atingir com mísseis escolas, teatro e instalações civis, enterrando pessoas vivas!

Eu disse "enterrando pessoas vivas"!
Sim, é isso mesmo, porque Putin além de bombardear esses alvos, também impede o resgate, o socorro das pessoas que estão ainda vivas sob os escombros!

Então aqueles que estão ainda vivos não conseguem socorro a tempo e portanto vão morrendo "enterrados vivos".

Se fosse um bombardeamento por engano, erro de alvo porque isso acontece em guerras, então podemos dizer que os russos têm a pior mira do mundo, porque vem se repetindo sistematicamente.

Tenho certeza que seus aviadores são bem treinados, como a maioria dessa classe de profissionais!
Sim, profissionais, pois um militar é um profissional da defesa e da guerra.

E se fosse mesmo engano, não estariam inviabilizando o resgate dessas pessoas, não é?
Pelo menos isso!!!

Putin faz uma guerra genocida cruel, como é do perfil de todo ditador alucinado pelo poder !

Dessa forma, o argumento é absurdo, tentando transformar uma estratégia desumana a título de proteção da humanidade.
Fala sério!!!

Eu não quero ser salvo por alguém que pode me enterrar vivo!

Em seguida o texto segue por outra vertente já supondo que o leitor está em dúvida e aberto a aceitar essas mentiras, na tentativa de enxertar mais outro hoax: NOM.

Segundo o artigo seria uma nova ordem mundial imposta por um grupo tão grande e tão poderoso e ainda assim seus autores e membros são desconhecidos por todos!
Nem o melhor governo do mundo, ou qualquer organização humana, conseguiria proteger um segredo assim, dessa magnitude, tão extenso.

De novo o mesmo esquema: só eles estão bem informados!

E por que esse tipo de informação atrai?
Porque têm muitas pessoas que adoram imaginar-se bem informadas com coisas que só poucos têm.
É uma mistura insana de vaidade e medo.


Continuando...

E seguem as incongruências onde diz que essa ordem mundial ameaça a democracia e nem eleições teríamos:
"Se Bolsonaro não tivesse corrido para fazer aliança comercial e militar com Putin, nem eleições teríamos."

Então agora virou piada!
Putin protetor da democracia quando ele mesmo se transformou num ditador! kkkkkk

Putin protegendo eleições quando ele mesmo encarcera e faz desaparecer seus opositores (Alexei Navalny, etc.)


Se ao receber uma notícia dessas pela media (WhatsApp, Twitter, Facebook, etc.) você chegou a ficar em dúvida sobre a veracidade dela, então você precisa urgentemente começar a se informar melhor, porque do contrário vai continuar presa fácil daqueles que leem por você e repassam a notícia de modo a atender seus próprios intere$$e$.

É tanta bobagem, que eu penso, como algo assim pode ser até repassado?

Então eu repenso, como fica a democracia que depende do juízo de seu povo?




TRANSCRIÇÃO DO HOAX A TÍTULO DE EXEMPLO E ILUSTRAÇÃO
A NOTÍCIA CARECE DE FUNDAMENTO


A look behind Real Raw News’ sensational (and fabricated) headlines

RICARDO SALES TRADUZ A PÁGINA  PARA O PORTUGUÊS.


 Finalmente surge uma explicação real para o início desta guerra. 

A EXISTÊNCIA DE VÁRIOS LABORATÓRIOS, INCLUSIVE SUBTERRÂNEOS, ONDE A NOM  (NOVA ORDEM MUNDIAL)- CRIAVA ARMAS BIOLÓGICAS CONTRA A RÚSSIA, VIA SUBORNO AO PRESIDENTE UCRANIANO.

Atenção, esta notícia é MUITO IMPORTANTE porque pode explicar o verdadeiro significado da intervenção russa na Ucrânia. Confirmando os muitos rumores que circularam nos dias de hoje, através de canais do Telegram, como Simon Parkes, o site de inteligência militar Real Raw News, publicou há poucos minutos que Putin ligou para Donald Trump em várias ocasiões, desde o início da invasão, para informá-lo sobre os detalhes do curso das operações.

Ontem, ele lhe disse, sempre segundo o Real Raw News, que suas tropas já destruíram 13 laboratórios de armas biológicas em toda a Ucrânia, alguns deles subterrâneos, por isso tiveram que realizar várias explosões para considerá-los destruídos.  

Putin tem informações de que o Instituto de Saúde dos EUA, o Instituto de Saúde Francês e o Centro Alemão de Pesquisa de Doenças Infecciosas   contribuíram com bilhões dos contribuintes desses países para a Ucrânia, para desenvolver armas biológicas, que o próprio presidente Zelensky participou de subornos.  

Putin prometeu mostrar provas do que diz no devido tempo.  (Meus seguidores no Telegram vão lembrar que na quarta-feira um deputado ucraniano acusou o presidente Zelensky de ter uma conta milionária no paraíso fiscal da Costa Rica, o que se encaixa perfeitamente.

Putin disse a Trump que vem alertando Zelensky desde fevereiro de 2020 que, se ele não desmontasse esses laboratórios, ele mesmo o faria, então ele é o único culpado pelo que está acontecendo.   

Certamente, alguns de vocês leram que ontem o exército russo tomou uma pequena ilha pertencente à Ucrânia no Mar Negro, chamada Ilha da Serpente.  Bem, de acordo com informações de Putin coletadas pelo Real Raw News, naquela ilha o Mossad israelense estava desenvolvendo uma arma biológica devastadora, que se espalharia pelo ar que mataria 100% dos afetados.  

Sempre de acordo com esta crônica, a versão que tem circulado de que os habitantes da ilha mandaram os marinheiros russos para o inferno é verdadeira.  

Depois de verificar que eles não queriam desistir da ilha/laboratório que guardavam, o navio Slava, iniciou um bombardeio da ilha que aniquilou todos os guardiões.

Pela crônica, parece que a marinha russa usou armas térmicas, já que Putin disse a Trump que eles verificaram que as armas biológicas foram completamente destruídas.

Finalmente, Putin garante que eles estão apenas atirando em alvos militares e, de fato, nenhum edifício residencial foi afetado em Kiev e a energia nem sequer foi cortada.

Portanto, estamos todos claros sobre o que Putin está fazendo: SALVAR A HUMANIDADE.

 https://realrawnews.com/2022/02/putin-tells-trump-were-burning-the-trash-biolaboratories-destroyed/


A Rússia não é a União Sovietica e Vladimir Putin não é Stalin.

O USA é mais uma das nações virtuosas.

Só existe a Rússia, China e a Liga Árabe capaz de enfrentar a NOM.

O comunismo tem outro nome, se chama progressismo, seu berço é a Europa.

O Brasil está no radar da NOM e toda a esquerda, o STF e mídia brasileira estão prontos a entregá-lo pela metade do preço que o presidente Tiririca da Ucrânia entregou seu país.    

Se Bolsonaro não tivesse corrido para fazer aliança comercial e militar com Putin, nem eleições teríamos.

Tirem as máscaras de pano e as que encobrem a verdade.

Pela primeira vez na vida encarem a realidade nua e crua,     a NOM (nova ordem mundial)  está pronta para instalar um governo hegemônico mundial e o Brasil será a horta deles.

O comunismo se transmutou, voltou para o seu berço europeu, agora não prega mais lutas de classes e sim pautas identitárias das minorias racionais, sexuais, prega a morte de Deus, ou seja, a fé das pessoas e a submissão de todas as nações a uma minoria com poder e dinheiro capaz de submeter toda a humanidade.


Copie e cole e mande para seus amigos e familiares








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Série O Radicalismo e o Dilema Israel vs. Hamas - A Procura da Solução N.5

    Israel, A Jihad e O Mundo drillback.com/notes/viewinfo/6552781cc388f6d383edee68 ----------------------------------------------- Quais as...